a Viajolândia em: O que? Viajar? Eu não tenho dinheiro.
- André
- 29 de jul. de 2015
- 3 min de leitura

Ah, quantas vezes escuto essa expressão dos meus amigos? Inumeras vezes. Ta certo, é praticamente impossível falar de viagem sem falar de custos, afinal, ainda é caro comprar uma passagem aérea, ainda é caro pagar por um bom hotel, mas cá entre nós, não é impossível.
Sempre fui um cara muito apaixonado pelo mundo. Sempre tive a certeza de que um dia conheceria todos os lugares que fossem possíveis e imagináveis. Mas por muito tempo achava que isso demoraria para acontecer, afinal, como poderia eu, um reles mortal gastar tanto dinheiro sem ter tanto dinheiro?
Foi quando eu e minha esposa resolvemos nos casar. Em uma conversa sobre o que queriamos fazer no casamento ela me disse: “Quero o casamento dos meus sonhos” e eu pensei: “Quero a lua de mel dos meus sonhos” e nós pensamos: “Como vamos pagar por isso tudo?” Foi quando nós implementamos em nossa vida a palavrinha mágica desse post “PLA-NE-JA-MEN-TO.
E o tempo passou, tivemos o casamento dos nossos sonhos, a viagem que tanto queriamos e tudo isso por que soubemos Planejar. E foi essa a lição que tomei para a minha vida desde então. Quando existem metas e objetivos e um planejamento financeiro eficiente, é possível chegar à qualquer lugar.
MAS COMO COMEÇAR?
Antes de mais nada é preciso entender sua real situação financeira. Ta certo que não dá também pra você planejar uma viagem em um ano pra Bora Bora, onde uma passagem aérea para uma pessoa fica em torno de 15 mil reais. Você pode até planejar uma viagem desse porte, mas demandará muito mais tempo, paciência e dinheiro.
Outro ponto importante é você planilhar todas as suas entradas e saídas financeiras. Você precisa entender onde estão indo os seus gastos e assim ponderar algumas coisas em favor da sua viagem. Quando você ver que está gastando R$500 reais por mês comendo fora, vai entender porque não sobra dinheiro pra fazer uma viagem.
Definir um destino. Depois de fazer uma visão geral do quanto você ganha X o quanto você gasta, é hora de definir um destino e depois elencar todos os gastos possíveis com essa viagem. É aqui onde muitos param, afinal, quando eu começo a somar passagem áerea + hotel + passeios + passaporte + visto, meu Deus, é o fim. Não, não é o fim. É aqui que entra o PLANEJAMENTO.
É preciso não pensar na viagem totalmente como um único custo, mas é lógico sem perder a noção do todo. Se você pensar que pode gastar 25 mil reais numa viagem a Europa, você nunca a fará, mas se você pensar que a passagem você pode ser parcelada, o hotel você pode parcelar e o dinheiro que você irá levar, você pode, por exemplo juntar o dinheiro das suas férias com o seu 13º salário, ai sim você começa enxergar uma possibilidade.
Eu procuro sempre pensar na viagem em uma linha reta. Por exemplo:

Você precisa entender que a viagem fará parte da sua vida financeira a partir de agora. São pouquissimas pessoas que tem o privilégio de ter 100% do dinheiro de uma viagem à vista. É preciso incluir essa despesa no seu orçamento e organizar suas receitas de uma maneira que atenda aquilo que você procura. Talvez uma viagem para o Rio de Janeiro não necessite de um planejamento de um ano, mas uma viagem para a Disney demande um ano e meio ou mais. Tudo depende do quanto você ganha e o quanto está disposto a comprometer do seu salário.
Cada um tem uma maneira e um jeito de poupar e organizar sua viagem. O que eu quero através desse post é te encorajar a encarar uma viagem como parte da sua vida. Viajar demanda custos altos e se você não encara isso como parte da sua rotina financeira você dificilmente conseguirá fazer grandes coisas.
E ai, você tem alguma dica de como planejar uma viagem?
Tamo junto!
(By André)
Comments