a Viajolândia em: Dicas de como organizar uma viagem em 6 passos
- André
- 11 de dez. de 2015
- 3 min de leitura
Algumas pessoas sempre nos perguntam como organizar uma viagem sozinho e se dá trabalho. Escolher viajar por uma agência é sempre mais comodo e prático. Você não precisa se preocupar com os detalhes, que é de fato o que mais dá trabalho ao organizar uma viagem.
Mas organizar sua própria viagem tem suas vantagens e são muitas. O primeiro ponto positivo é o fato de tomar as suas próprias decisões, ir para onde bem entender e organizar tudo e como bem quizer. Existem aqueles que não gostam de ter trabalho nenhum, mas eu admito, organizar tudo por conta deixa tudo muito mais divertido e acaba saindo muitas vezes mais barato.

Por isso, segue alguns passos básicos:
1º – Definir a data
A primeira coisa a se fazer é definir a data da viagem. Sem a data definida fica complicado fazer cotação de passagens aéreas, hotéis, passeios, porque tudo depende disso. Se você vai por exemplo, em alta temporada ou não, isso irá interferir, as vezes, em 50% ou mais dentro do valor da viagem. Resumindo, você pode pagar o dobro por aquilo que poderia custar a metade.
2º – Localizar o melhor hotel.
O segundo passo é definir o hotel. Assim você poderá ter uma base dos demais gastos dentro da viagem. Se você fechar um hotel que consuma 40% ou 50% do seu orçamento, você sabe que terá que economizar em outras coisas como alimentação e passeios. Já se você fechar um hotel mais barato, poderá investir em outra. Procure hospedar-se em albergues ou apart hotéis. Você irá economizar muito com alimentação.
3º – A partir do endereço do hotel, programar melhores passeios.
Depois de reservado o hotel, começe a pesquisar os pontos turisticos, onde fica o que, onde ir, que shows assistir, teatros, museus, enfim, tudo o que é relacionado a cidade. Confesso que essa parte é uma das mais dificeis, porque imaginar onde ir, sem saber como ir é complicado, porque você não tem idéia de como é o lugar. Mas dá pra você ter uma base e organizar sua viagem de um ponto de partida. Utilize o Google Maps pra isso, ele é uma excelente ferramenta.
4º – Preços e gastos
Essa outra etapa, é uma das mais complexas, porque é necessário pesquisar preço de taxis, ônibus, metrôs, ingressos de parques, museus, passeios, tuors, comidas, enfim… Você precisa fazer uma pequena super pesquisinha no google pra ver tudo isso, além de ter que converter preços e moedas pra chegar ao real valor da viagem. Mas o legal é que você acaba descobrindo muito sobre o lugar que você vai e quando chega lá descobre que não é um bicho de sete cabeças que imaginamos ser. Procure pesquisar preços e fazer um comparativo com seu orçamento. As vezes, nessa etapa, você acaba percebendo que apesar do hotel ou a passagem ser barata, sua viagem pode se tornar inviável, devido aos altos custos com passeios, restaurantes, etc.
5º – Comprar a passagem
Se você tiver certeza absoluta da data da sua viagem, você pode fazer isso antes, os preços das passagens são muito melhores quando compradas com antecedência. Mas cuidado, se você precisar alterar a data da sua viagem e a passagem já estiver comprada, será necessário pagar uma taxa para a cia aérea para reagendar a data, e ai, custo extra.
6º – Documentação
Paralelo a tudo isso, vá vendo as documentações necessárias. Veja vistos, passaportes, vacinas. Para america latina não precisa de visto e nem passaporte, porém, é bom você levar o passaporte, porque é bem mais prático na hora de passar pela imigração.
Essas são algumas das dicas pra você que deseja se aventurar nesse mundo de organizar uma viagem.
Se você tiver alguma dica ou dúvida, pode escrever pra nós nos comentários ou pelo e-mail aviajolandia@gmail.com.
Um Abraço,
André
Comments