a Viajolândia em: Como você pode estragar as lembranças de alguém?
- aviajolandia
- 18 de jan. de 2016
- 4 min de leitura
Uma das coisas mais importantes de uma viagem são as fotos. Elas sem dúvidas tem o poder de nos fazer reviver cada momento que passamos. Elas nos fazem emocionar, nos fazem rir, nos fazem lembrar do sabor daquela comida que muitas vezes nunca mais teremos a oportunidade de comer.
Mas cada vez mais as pessoas estão aprendendo a viajar sozinha e uma das grandes invenções para os amantes de fotografia foi o famoso pau de selfie. Através dele é possível tirar excelentes fotos através de angulos que numa selfie comum seria impossível.
O problema é que muitas pessoas detestam ou não tem o famoso pau de selfie e acabam tendo que se virar por si próprias ou pedem a ajuda de alguém próximo. E é ai que entra o perigo.
Em Paris passei por uma experiência engraçada. Minha esposa Clariana resolveu tirar foto de todos as pessoas que pedissem pra que eu tirasse uma foto. E ao final da viagem tivemos a surpresa. Foram tantas as fotos que nos surpreendemos. Sem pretenção nenhuma, muitas pessoas nos procuraram pra que registrassemos pra elas algum momento da viagem.

E isso me levou a refletir no quão perigoso pode ser esse pedido. Já vivi experências próprias de estar em algum lugar incrível, pedir que alguém fotografasse e ser surpreendido por uma foto embassada, fora de foco ou com algum monumento cortado ao meio. É decepcionante.
Mas sabemos que isso não é por mal. Muitas pessoas não tem ideia de como tirar uma boa fotografia. Vimos uma cena engraçada na torre eiffel, uma filha pediu para a mãe fotografá-la com a torre eiffel ao fundo. Seria tudo perfeito se a mulher não tivesse focado apenas a menina, mas também a torre eiffel. Acho que essa garota deve ter ficado muito chateada quando viu a foto.

Mas aqui vão algumas dicas pra você que pode ser surpreendido por alguém que quer que você o fotografe. Claro, essas dicas servem pra você também.
1) Um ângulo diferente
Composição é a maneira como você organiza a foto: o que você destaca em primeiro plano, o que está no fundo, o equilíbrio das cores e formas, a emoção que você passa. Saia do óbvio e procure o inusitado. É nessa hora que a sua criatividade é capaz de transformar uma foto sem graça em algo legal e diferente! Descubra novos ângulos: se abaixe, suba num banco ou muro, olhe em volta, experimente tirar fotos um pouco diferentes daquelas que você já viu nos álbuns de viagem dos outros. Portas, janelas, árvores e grades também podem ser usadas como moldura de uma cena.
2) Não precisa centralizar
Uma dica fácil que faz uma grande diferença é não colocar a pessoa ou o objeto principal sempre no meio da cena. Já ouviu falar da regra dos terços? É bem simples: imagine a tela dividida como um “jogo da velha”. Essas linhas e os pontos onde elas se cruzam são as áreas de maior impacto visual na foto. Então, enquadre a pessoa ou o objeto principal seguindo esses pontos. Algumas câmeras têm a opção de mostrar essas linhas na tela, o que pode ajudar bastante na hora de compor a foto!
A mesma regrinha vale para fotos de paisagem – a cena tende a ficar mais impactante quando o horizonte está em um dos terços, ao invés do meio da foto. Outro detalhe que faz diferença é a linha do horizonte: evite deixar o horizonte torto, especialmente em fotos de mar.
3) Fundo desfocado
Quando estiver fazendo retrato de uma pessoa, você pode destacá-la colocando-a em primeiro plano e desfocando levemente o fundo. Nesse caso, foque nos olhos, pois são as áreas mais expressivas. Se o plano de fundo for um ponto turístico que você não quer desfocar, coloque a pessoa mais próxima de você, para que ela pareça um pouquinho maior na imagem, e não esconda o ponto turístico atrás do seu amigo, hein? Abuse novamente da regra dos três terços!
4) Papagaio de pirata
Às vezes alguém que estava no fundo numa posição engraçada acaba roubando a cena… rs Olhe sempre o segundo plano da imagem e evite aquele monte de gente passando atrás, especialmente aquele “papagaio de pirata” que sempre insiste em aparecer! Os objetos no fundo da foto também merecem atenção. Cuidado com galhos, folhas, postes e outros elementos que possam criar efeitos estranhos atrás de alguém. Se precisar, mude seu ângulo e tente outra composição.
5) Não dê zoom
Em geral, o zoom só funciona bem se for daqueles que a lente “sai pra frente”. Se você estiver usando celular, não abuse do zoom! Muitas vezes vale mais a pena cortar a foto depois do que fotografar com zoom, pois conforme você aumenta o zoom, a imagem vai perdendo a resolução e ficando distorcida. Também aumentam as chances de a foto sair tremida. O ideal mesmo é se aproximar do que você quer fotografar.
6) Tire mais de uma foto
Não é todo dia que a gente está de cara para a Torre Eiffel! Fazer mais de um clique pode salvar a sua foto, porque o primeiro pode ser borrado ou o seu amigo pode ter fechado os olhos na hora… Também é uma oportunidade para testar ângulos diferentes – se você não gostar, é só apagar depois!
Fonte das dicas: Vontadedeviajar
Comentários