a Viajolandia em: Dicas sobre o CouchSurfing
- Camis
- 23 de fev. de 2016
- 3 min de leitura
A nova onda da vez para amantes de viagens que querem conhecer novas culturas, é utilizar os sites de hospedagem gratuita. Hospedagem grátis? É isso mesmo produção? Simmmmm.
Ninguém gosta de ficar dizendo que a principal vantagem dessa modalidade é guardar dinheiro, mas, claro que é ótimo estar no local que quer, conhecer novas culturas, fazer amigos e ainda guardar dinheiro.

Como funciona? O conceito é simples: você cria um perfil onde: Descreve de onde é, gostos, viagens que já fez, etc. Publica para onde deseja ir, quando deseja ir e conversa com as pessoas que estão interessadas em te receber ou vir para sua casa.
Isso parece sempre bom, no entanto, tem os lados negativos do CouchSurfing. Você pode não gostar do seu host. Não por ele ser assustador, mas talvez você simplesmente não tenha nada haver com ele ou até encontrar alguém que não seja gentil, seja rude. Por essa razão você NÃO DEVE simplesmente procurar por lugar grátis para ficar, e sim procurar por alguém que você ache que tem uma certa afinidade. E trocar muitas mensagens com a pessoa antes de ir até ela.

Com a idéia de ajudar a evitar um desconforto na escolha, o viajolandia listou aqui algumas dicas antes de escolher o local que irá de CouchSurfing:
Leia todos os reviews. Procure por indicações (mesmo que sutis) de algum convidado que não quis falar na cara que o host era estranho, mas deixou algumas pistas que teve problemas;
Troque várias mensagens com a pessoa que você está planejando passar um tempo enquanto viajando e veja se vocês gostam das mesmas atividades, tem os mesmos interesses, enfim teve afinidade;
Tenha certeza de que o host não está usando o CouchSurfing para promover algo;
Se te pedirem presentes ou dinheiro denuncie o perfil;
Se receber mensagem de pessoas estranhas simplesmente ignore, como em todo e qualquer lugar tem os “aproveitadores”;
Marque o encontro com o host em local público, de preferência bem movimentado;
Pegue o telefone do host antecipadamente, para caso se perca ou precise;
Diga aos seus amigos/familiares onde irá ficar
Seja claro com o host sobre o que pretende fazer na cidade, assim evita problemas de você querer sair à noite e o host ter que trabalhar de manhã, por exemplo.
Já tivemos uma viajolandia que utilizou o CouchSurfing e super indica. Olha o depoimento dela sobre o anfitrião:
Melissa Pereira
State of São Paulo, Brazil
Jan 2016
Would stay with Patrick again
"Patrick e seus amigos foram a melhor primeira experiência que eu poderia ter tido com o CS. Como uma boa bebedora de cerveja, posso dizer que ter sido recebida com cerveja gelada foi um toque e tanto para a minha primeira impressão. No entanto não só a primeira impressão que marcou essa minha estada, eles foram todos muito receptivos, gentis, educados, divertidos, solícitos, prontos a ajudar e interessados nos motivos pelos quais resolvi começar a fazer aulas de surf (que foi o que me levou a procurá-lo no CS). Além disso tudo, Patrick ainda se mostrou um grande anfitrião ao fazer churrasco ao estilo peruano (delicioso por sinal). Minha única reclamação seria por eles não terem me deixado ganhar no Uno. rsrsrs Com certeza e com prazer eu cederei um lugar em minha casa para ele quando um dia quiser visitar a minha cidade. Patrick não se mostrou apenas um grande anfitrião como também uma grande pessoa que eu adoraria manter o contato e proximidade."
Se ainda se sente inseguro em utilizar essa opção, ou não encontrou um host que você se identifique, não se esqueça que em muitos lugares (mas muitos mesmo), é possível encontrar os famosos albergues com precinhos bem camaradas. Quer conferir? www.hostelworld.com www.booking.com são ótimos "caça" albergues.
Com essas dicas, não ficou com vontade de fazer esse “intercâmbio” cultural?

**Aqui no post, nosso foco é o CouchSurfing www.couchsurfing.com , mas, outra opção é o Stay For Free www.stayforfree.com. A grande diferença entre eles é que, no CouchSurfing, a pessoa pode só ir para casa de outro, enquanto no StayforFree ocorre a troca de casas. **
Fonte (fotos): ankurmans.com; step2loveblog.com; caterinarindi.com
Comments