top of page
Buscar

a Viajolândia em: o que fazer no deserto do Atacama

  • Camis
  • 8 de mar. de 2016
  • 5 min de leitura

Já falamos por aqui um pouco sobre o deserto do Atacama (veja o post aqui). Hoje vamos dar algumas sugetões de passeios que podem fazer por lá. As opções são inúmeras, apesar de não parecer! O bom é ter em mente o que pretende fazer para programar os passeios e não correr o risco de não conseguir mais lugar na data que quer.

Várias opções de agências que são especializadas nos passeios lá no “centrinho” da cidade. Quando fomos, deixamos para pesquisar e escolher por lá mesmo. Para a maioria dos passeios, nossa opção de agência foi a Cosmo Andino (apenas a observação noturna que fechamos em outra pois não ofereciam esse passeio). Gostamos muito dos guias, fizeram brincadeiras durante os passeios, tivemos um “mini happy-hour” ao pôr do Sol no Salar, um café da manhã nas Lagunas Altiplânicas, detalhes que no fim fazem a diferença. Claro que nosso conselho é pesquisar e escolher aquele perfil que te agrada.

San Pedro de Atacama

Veja algumas das agências por lá:


TURISMO LAYANA Endereço: Tocopilla 429-B Tel: (56)(55)560233 (56)(09)90893109


Cosmo Andino

AGENCIA DE TURISMO CACTUS Endereço: Calle Caracoles 362 D Tel: (56)(55)851587


AGENCIA DE TURISMO AYLLU Endereço: Calle Toconao 479 Tel: (56)(55) 592781


EXPEDICIONES LATCHIR Endereço: Calle Caracoles 254 Tel: (9)89040577 (9)84049804


AGENCIA DESERT ADVENTURE Endereço: Caracoles esquina com Tocopilla Tel: (56)(55)851067


COSMO ANDINO (foto ao lado) Endereço: Caracoles esquina com Tocopilla Tel: (56)(55)851069


AGENCIA ALTIPLANO AVENTURA Endereço: Calle Caracoles 174-A Tel: (56)(55)852107


TERRA EXTREME Endereço: Toconao S/N Tel: (56)(55)851274




Já os passeios, seguem algumas opções:


1-) Pukara de Quitor

Está localizado a 3 Kms de San Pedro, sobre o monte de Quitor. Foi construído pelo povo Atacamenha para defender a si mesmos de outras cidades da América do Sul. Entrando no monte Quitor, há a fortaleza construída no século XII. Pukara de Quitor é uma antiga fortaleza indígena, que data de mais de 700 anos. Foi declarada Monumento Nacional em 1982.


Para chegar até lá pode ir de bicicleta (vários locais alugam em San Pedro), ou a pé. Já para subir tem que ser a pé mesmo.

A subida até o topo do forte é ingrime, mas vale a vista. O preço é bem em conta (em torno de R$13,00), sendo uma boa alternativa para passeio de meio período.


Duração: 2-3 horas

Pukara de Quitor

2-) Valle de La Muerte e Valle de La Luna

Ambos os vales ficam localizados na Cordilheira de Sal. Valle de La Muerte é um vale montanhoso e de areia perto de San Pedro. Para chegar lá, você tem que ir através da Cordillera de la Sal , onde esculturas naturais podem ser admiradas.

Valle de La Luna representa uma atração extraordinária por sua semelhança com a paisagem lunar. Há uma grande duna de onde se pode apreciar a área.


Nos encontramos na agência, Durante o passeio o guia nos leva por uns trechos em que passamos pelo meio de "cavernas". Usamos capacetes com luz para ajudar na caminhada. Uma experiência bem diferente das que já tive.

A subida no Valle de La Luna é bem cansativa, mas assistir ao pôr do Sol lá de cima não tem preço.


Duração: ~3 horas

Valle de La  Luna
Valle de La Luna

3-) Lagunas Miñiques e Miscantes

Ambos Miscantes e Miñiques estão localizados em mais de 4.000 metros (90 km do centro de Atacama) sobre o nível do mar.


No passeio que fizemos a agência passou nos pegar cedo no hotel. Chegando lá nos serviram um café da manhã com essa paisagem. Simplesmente maravilhoso, a cor da água e da paisagem são de tirar o fôlego. Um lugar que transmite paz, alegria, gratidão...um mix de emoções.


Duração : 5-6 horas

Laguna Miscantes
Laguna Miñiques

4-) Salar de Atacama

Salar de Atacama é o maior deserto de sal no Chile. Ele está localizado 55 km ao sul de San Pedro de Atacama , é cercada por montanhas. Ao leste pelos Andes e ao oeste por uma cadeia de montanhas secundária dos Andes chamada Cordilheira de Domeyko. Grandes vulcões dominam a paisagem, incluindo o Licancabur, Acamarachi e o Lascar. O último é um dos vulcões mais ativos do Chile.




5-) Laguna Cejar + Ojos del Salar + Laguna Tebinquiche

Não se engane! Apesar do nome parecer que são apenas lagoas, são visuais lindissímos!


A Laguna Cejar é o Mar Morto da América do Sul, inclusive a densidade de 80% é maior que a do famoso Mar. Você se solta e não hà o que te faça afundar. Inclusive fiz o teste de soltar minha câmera na água e ela ficou lá, boiando.

Segundo os guias, a lagoa tem mais de 7 metros de profundidade porém nunca conseguiram chegar até o fundo.

Dica: evite fundar a cabeça, leve toalha e prepare para sair de lá coberto de sal.

Laguna Cejar

Ojos del Salar são duas crateras no meio do deserto com lagoas formadas a 3 metros de profundidade. nesse ponto quem quiser pode pular em uma delas. A água é geladaaaa, porém vale a sensação!

Ojos del Salar

Laguna Tebiquinche

Tem um visual que parece neve, isso por causa de uma crosta de sal, dura e resistente. Nesse local que o guia nos levou para o pôr do Sol, para tomar um Pisco Sur e poder apreciar as mudanças das cores da paisagem (rochas, da própria lagoa) que mudam a cada momento.

6-) Geisers del Tatio

É um campo geotérmico localizado nas Cordilheiras (4,200mt sobre o nível do mar), que ao nascer do Sol apresenta fumarolas impressionantes produzidos pelas água vaporizando de suas crateras de altíssimas temperaturas. Não se esqueça roupas quentes, roupa de banho, toalha, protetor solar e água mineral.


Para este passeio a agência passou nos pegar no hotel. Saímos bem cedo, pois, quando o Sol começa a esquentar as fumaças não ficam tão bonitas.

No retorno paramos em uma piscina térmica onde quem quisesse poderia se banhar. Lugar bem estruturado com locais para trocar de roupa.

Ainda no caminho de volta passamos por um vilarejo onde pudemos experimentar a carne de lhama (espetinho) e pastel de queijo de cabra (muito bom!).


Duração: ~5 horas

Distância: 89 km

7-) Garganta del Diablo ou Quebrada del Diablo

É um passeio atraente para fazer a pé ou de bicicleta. No nosso caso escolhemos a bike (como mencionei acima, muito fácil alugar uma lá). Na ida você poderá achar que não chegará. Apesar de parecer plano, você estará em uma subida (leve), ou seja, a volta será bem mais fácil. Passará por um rio na jornada, tarefa que parece díficil mas náo é!

Chegando lá um lugar inusitado. Um vale enorme formado por duas montanhas, e ao adentrar na Garganta verá cânions dos dos dois lados com mais de 15 metros de altura.


8-) Observação estelar

Esse tipo de passeio não é oferecido por todas as agências. Mas, na minha opinião, foi o mais inesquecível (mesmo em meio a tantas maravilhas). O deserto é um dos lugares mais perfeitos (em clima e localização) para visualizar as constelações, galaxias e afins. Tanto que o maior observatório do mundo (ALMA) fica por lá.


Deserto do Atacama

*Salar de Uyuni - caso tenha um tempinho de sobra experimente incluir este Salar no seu roteiro!


Espero que tenham gostado e possam aproveitar a calmaria e a paz de estar num lugar tão maravilhoso e único como esse!

 
 
 

Comments


#1 

Nas suas viagens, tenha sempre pilhas reservas a mão. Nunca se sabe quando aquele pôr do sol maravilhoso irá aparecer e você estará sem pilha.

 

#2

Leve sempre todas as suas reservas impressas. Na hora do desespero, esses papéis podem salvar sua vida.

 

#3

Fique esperto com as tomadas. Você não quer chegar no hotel e descobrir que não consegue carregar a máquina fotográfica, seu celular e nem o notebook porque a tomada é diferente. 

Dicas

aViajolândia

© 2016 by aViajolândia

bottom of page