a Viajolândia em: Se hospedando em Ottawa
- Camis
- 30 de ago. de 2016
- 2 min de leitura
Uma das experiências mais pitorescas e únicas por esse mundo afora foi me hospedar numa cadeia inativa em Ottawa. Cadeia?! Pois é, parece um pouco estranho mas foi algo realmente divertido e muito interessante. A rede de albergues Hi-Hostel é quem administra a cadeia, ou melhor o albergue.

Ao chegar já somos recepcionados como bons prisioneiros, eles no dão as roupas de cama e já nos dizem que é por nossa conta arrumar as camas (pode soar estranho mas faz parte da brincadeira). Os quartos são dentro das antigas celas, ficamos em uma para duas pessoas mas há quem queira ficar na solitária.


Claro que por serem celas elas não são enormes, mas não estamos hospedados lá por luxuria mas sim pelo que foi o local. A estrutura dos banheiros é muito boa e o albergue conta com restaurante que serve café da manhã e à noite vira um bar para descontrair e conhecer novas pessoas. Diariamente eles oferecem um free tour onde contam sobre a história do local, veja alguns fatos que soubemos durante esse tour: O local foi uma cadeia de 1862 a 1972; Os prisioneiros não tinham colchões no início. Depois de muito tempo perceberam que os prisioneiros eram humanos e concederam esse "luxo" a eles; Eles deveriam ficar quietos na prisão e a forma como foi construída era para garantir que o guarda ouvisse qualquer ruído e provavelmente seriam levados a solitária ou outro castigo caso falassem; Na Solitária ficavam deitados acorrentados no chão e tinham apenas alguns minutos por dia para se esticarem comer e ir ao banheiro. Além disso ficavam no escuro completo e podia perdurar de 1 semana até 6 meses; Época de tuberculose se o homem pegasse a família toda ficava confinada; Eles colocavam quem mudava para Ottawa na court para recuperar de doenças.



Os guardas não alimentavam as pessoas direito não se sabem quantos morreram e quantos sobreviveram a court, mas foram encontrados 100 corpos quando a abriram pela última vez; Nas escadas existem Buracos Que serviam pra saber que cor de sapatos eram, pelas cores diferenciavam prisioneiros dos guardas; Ainda nas escadas existem Grades que eram para proteger os guardas se fossem jogados; 7 anos foi a idade da pessoa mais nova presa. Uma de 8 anos foi condenada por assassinato; No corredor da morte os condenados esperavam para ser enforcados em público; Em 1860 ocorreu o último Public hanging no Canadá e 5000 pessoas apareceram para assisti-lo.


Como eles erraram no cálculo, a morte levou mais de dois minutos, sendo assim a válvula que faltava pra abolirem este tipo de ato; O albergue chegou a receber visitas ilustres como o príncipe Charles ou uma bem inusitada que foi a de um antigo prisioneiro (que acabou contando muitas das histórias do local).
Esta achando estranho? Bom vamos falar das qualidades: a localização é ótima, fica a uma distância muito boa dos principais pontos turísticos (falaremos deles em outro post); fica em frente a um shopping; a duas quadras de vários pubs; e o melhor para aqueles que curtem o bom bonito e barato, o preço é bem camarada (pagamos U$99 por 3 noites em quarto privativo).




Com certeza valeu este meu tempo de detenta! 😊
Contatos: HI-Ottawa Jail Hostel
Comments